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 Guia: Outerspace o Básico

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Ska-zir
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MensagemAssunto: Guia: Outerspace o Básico   Sab Jan 30, 2010 12:37 am

Este é o guia "Basico" sobre o outerspace.

Planeta Principal


Para começar, cada jogador recebe um planeta com 800 campos (espaço disponível para construir estruturas no planeta) e uma quantidade básica de 1.500.000 de metal. 1.000.000 de cristal e 500.000 de deutério.

Os números que aparecem ao lado do nome de nosso planeta são as coordenadas da sua localização dentro do Universo em que nos encontramos. Ou seja, x:xxx:xx corresponderá respectivamente a Galáxia:Sistema Solar:Posição Planetária dentro desse Sistema Solar.

O Universo vai desde 1:1:1 até 9:499:15. Cada Universo é independente de outro e assim, quem joga no Universo 1 não interage de forma nenhuma com um jogador do Universo 2. É apenas permitido criar uma Conta por Universo.

Para mudar o nome do planeta devemos aceder ao menu "Vista Geral" e clicar onde diz Planeta/colonia “Nome do nosso planeta”, aí aparecerá um quadro onde diz "Alterar nome", com um espaço onde podemos escrever o novo nome e finalmente pressionar no botão "Alterar nome".

A posição do planeta dentro do Sistema Solar influi em algumas coisas:
- Quanto mais baixo for o número, isto é, mais perto do sol, mais quente será. Planetas mais quentes produzirão mais Energia com os seus Satélites Solares, mas menos Deutério do que um planeta mas afastado.
- A posição também influi na quantidade de campos no momento da colonização, isto será explicado mais à frente.


Recursos


Gerar recursos é de grande importância já que são a base de todas as construções e pesquisas.

O primeiro passo é construir a Planta de Energia Solar. Nunca descuidar na Energia porque se não tivermos a Energia suficiente as nossas Minas funcionarão abaixo da sua capacidade.
O jogo possui um vista de controle de produção de minas/energia.
Sabendo isto podemos ir ampliando as Minas e controlando sempre a Energia suficiente para a produção de recursos. Se fizemos click no nome da mina (ex. Mina de Metal) aparecerá um quadro mostrando para cada nível dessa Mina qual é a sua produção por hora e o seu consumo de Energia. Desta maneira podemos saber se temos a Energia disponível para abastecer a Mina no seguinte nível ou se devemos ampliar primeiro a nossa Planta de Energia Solar.

A Energia é mostrada como xx/yy sendo xx a Energia disponível no momento e yy a Energia total que estamos a produzir. Quando a Energia disponível é negativa (vermelha) é sinal que não estamos a gerar Energia suficiente para abastecer as nossas Minas e por isso devemos aumentar a nossa produção de Energia.

Um pouco mas adiante poderemos construir a Planta de Fusão. Devemos ter em conta que a Planta de Fusão gera Energia mas também consome o valioso Deutério. Como requisitos basta ter um Sintetizador de Deutério nível 5 e Tecnologia de Energia nível 3.

Finalmente outra maneira de gerar Energia são os Satélites Solares.
Os Satélites têm os seus prós e contras, são baratos mas também são muito vulneráveis nos ataques, sendo provável que sejam destruídos na altura de um ataque ao planeta. Assim, cada um deve considerar se lhe convém ou não sua compra/utilização.

Ao aumentarmos cada nível de uma infraestrutura, também aumenta o tempo que requer para chegar ao seguinte nível. Para reduzir este tempo é altamente recomendável evoluir a Fábrica de Robots, pois esta reduzirá consideravelmente os tempos de construção.

Mais à frente poderemos reduzir drasticamente os tempos de construção de edifícios, naves e defesas com, a Fábrica de Robots/Nanites, mas isto é para uma etapa mais avançada no jogo já que requer uma grande quantidade de recursos.

Transportando recursos


Para transportar recursos usa-se os cargueiros. Cargueiros Grandes transportam até 250000 Unidades de recursos e Cargueiros Pequenos até 50000 Unidades.

Edificios base


Como se sabe, existem vários edificios que podemos construir, vou aqui mencionar algums edificios que são fundamentais na evolução do teu imperio, e existe outros vários edificios que já serviram para uma fase avançada do jogo.
Portanto já referenciado os edificios de recursos, Mina de metal, Mina de cristal, Sintetizador de deutério, Planta de energia Solar e Planta de fusão agora passaremos aos edificios Fábrica de Robots, Hangar espacial e Laboratório de investigação.

Fábrica de Robots
Esta fábrica como o nome indica produz robots necessários para acelerar a construção de outros edificios.
Quanto maior for o nivel de fábrica de robots, mais o tempo de construção de edificios é diminuido.
Este Edificio é tambem necessário para desbluquiar algums novos edificios.
Sendo que para poderes construir o edificio Hangar espacial necessita da Fábrica de Robots a nivel 2.
A fábrica de nanobots necessita que a fábrica de robots esteja a nivel 10 para que a possas desbluquiar.

Hangar espacial
Este edificio é um edificio que terá muita utilidade no futuro, é nele que construirás as naves e defesas no desenrolar do jogo e tornar o teu império maior conforme o modo de jogabilidade que irás escolher.
Quanto maior for o nivel de Hangar espacial, mais rápido construirás as tuas naves e defesas reduzindo assim o seu tempo de construção.
Um certo nivel de hangar será tambem necessário para o desbluqueio de novas naves e novas defesas.

Laboratório de investigação

Este é um edificio muito importante, é nele que irás desenvolver as tuas tecnologias, onde fortificarás as tuas naves, novos metodos de defesa, novos motores, para que tenhas naves mais fortes e mais rápidas, sem dúvida um edificio a nunca esqueçer.

Colónias


Como já vimos, cada jogador começa o jogo com um planeta de 800 campos, mas o jogo dá a possibilidade de ter, além desse planeta principal, 9 Colónias.

Para conseguíres uma Colónia deves construir primeiro uma Nave de Colonização.
Devemos ver em 'Tecnologia' os requisitos para construí-la: Hangar nível 4 e Motor de impulsão nível 3.

Em 'Tecnologias' encontramos os requisitos para a Construção, Pesquisa, Naves, Sistemas de Defesa e Construções Lunares.

Depois de ter os requisitos para a construção de Naves de Colonização, teremos esta nave à disposição de construção no 'Hangar': Metal: 10.000, Cristal: 20.000, Deutério: 10.000 e Energia: 0.

Quando já temos a Nave de Colonização disponível o seguinte passo é procurar um lugar vazio para criar a Colónia.
Para procurar um lugar vazio devemos ir à página 'Galáxia'.

Nesta página aparece o Sistema Solar com os planetas de 1 a 15. Alguns dos planetas já têm um "dono", isto é, estão ocupados por outro jogador. Os espaços não preenchidos são "Slots" disponíveis para colonizar.

Defendendo os nossos Planetas

Isto é uma ideia pessoal e só deve tomar-se como tal, cada um deve descobrir qual a táctica que mais lhe agrada ou convém.

Para aquelas pessoas que não contam com a possibilidade de estar a controlar o jogo por muitas horas ao dia é fundamental criar uma defesa resistente. Há que ter em conta os factores podem levar um inimigo a atacar-nos.

1 - Muitos recursos acumulados.
2 - Poucas ou inexistentes defesas.
3 - A pior combinação que é muitos recursos e pouca defesa.
4 - Uma grande frota estacionada no planeta, que depois de uma batalha deixe muitos recursos em forma de detritos espaciais, para serem posteriormente recolhidos pelo atacante.

As defesas têm uma probabilidade de 70% de ser reparadas.
No caso de poucas unidades (menos de 10) esta possibilidade é calculada directamente unidade por unidade.

Sistema de Batalha


O sistema de batalha no OuterSpace entra em acção cada vez que se enfrentam unidades inimigas. Isto pode suceder tanto num ataque como numa espionagem, quando as sondas são detectadas.

Quando se produz um confronto entre dois jogadores, as unidades tomam posições e depois começam a disparar umas contra outras. Isto ocorre ao longo de 6 rondas e aquele que ao final fique de pé é o vencedor. Se os dois ficarem "vivos" ao final, há um empate e o atacante regressa a casa.

Em cada ronda as naves e/ou defesas disparam para o inimigo. Cada nave dispara uma vez (excepto as que tenham fogo rápido) e para um objetivo. A potência de fogo de cada nave é devido ao seu poder de ataque. Este poder de ataque é absorvido em parte ou ás vezes por completo pelos escudos.
Quando a nave perde a sua capacidade de protecção, é destruída. Por sua vez, a partir de 30% de danos na estrutura da nave, existe um risco de explosão.

Poder de ataque
Cada unidade tem um poder de ataque. Este poder pode ser aumentado em 10% se pesquisarmos a "Tecnologia de Armas". Como por exemplo: Um Caçador Pesado tem como poder de ataque 150. Com tecnologia de armas no nível 10, isto sobe em 100% isto é, a 300. Nas batalhas são somados os poderes de ataque das unidades.

Escudos
Os escudos regeneram-se em cada ronda.
Podem ser aumentados em 10% por cada nível da tecnologia de defesa.
Enquanto uma unidade dispor de escudo não recebe nenhum dano na sua blindagem.
Só quando o escudo é destruído é que se ataca a blindagem da nave.


Blindagem
Como terceiro elemento possuem todas as unidades uma blindagem, como é lógico.
Indica quantos pontos de dano pode absorver uma nave. Os pontos que tem a blindagem são de 10% dos pontos de integridade estrutural que tem a nave.
A resistência da estrutura pode ser aumentada se pesquisamos a tecnologia de blindagem. Por cada nível aumentará a estrutura de blindagem da nave em 10%.

Overkill

Acontece quando as naves recebem mais poder de fogo do que aquele que suportam, e são eliminadas logo na 1ª ronda.

Probabilidade de explosão
A partir de 30% de dano todas as nave podem explodir. A probabilidade é calculada por cada disparo que passa desse limite e é sempre como a parte percentual do dano total.

Sendo assim chegámos ao Fim do Guia básico do outerspace, sendo que se fores iniciado neste modelo de jogos, ao leres/usofruires deste guia saberás como e por onde começar a fazer o teu império.

Tutorial criado em 29/1/10
Ska-zir

[NOTA] Tutorial a Editar, apenas para formatar o texto em cores e codigos BB
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